Retiro em Iracema e Ivaí

Uma vez, a cada ano, os basilianos se reúnem para participar de cinco dias de retiro espiritual, prescrito pela Igreja e pelo Estatuto da Ordem.

É um tempo dedicado à oração e reflexão. Tempo específico para estar com Deus e, diante dele, fazer uma revisão da vida.
O retiro deste ano é especial, pois os basilianos celebram os 400 anos da fundação da Ordem Basiliana de São Josafat e os 120 anos de presença e missão no Brasil.

A primeira série dos retiros aconteceu nos dias 3 a 7 de julho, quando os irmãos seminaristas de Curitiba, reuniram-se em Ivaí, sob a orientação espiritual do Pe. Basílio Cembalista, OSBM, e um grupo de padres e irmãos reuniu-se em Iracema – SC, sob a orientação do Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM, o qual será também o pregador dos retiros nos meses de setembro e novembro para os padres e irmãos basilianos.

Neste ano jubilar, o retiro está sendo um tempo propício para rever, agradecer, e retomar a caminhada com novo entusiasmo. O centro da mensagem é “olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e acolher o futuro com esperança”, seguindo a orientação do Papa Francisco.

Sincera gratidão aos pregadores dos retiros neste ano jubilar. Graças e louvores a Deus que conduz a nossa história.

 

Diác. Estefano Wonsik OSBM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *