FACULDADE SÃO BASÍLIO MAGNO (FASBAM)

A FASBAM (Faculdade São Basílio Magno) tem suas origens remotas no ano de 1963, quando os Padres Basilianos adquiriram, da Arquidiocese de Curitiba, um terreno para a construção de um Seminário Maior para a formação religiosa de estudantes dos Cursos de Filosofia e Teologia. Com a inauguração da nova residência, em 24 de junho de 1969, houve a transferência dos estudantes basilianos de Ivaí (PR) para Curitiba (PR).

Entre 1969 e 1989, o Curso Livre de Filosofia era quase que exclusivamente ministrado para os seminaristas da Província Brasileira da Ordem de São Basílio Magno. No entanto, a partir de 1989, a pedido de reitores de várias comunidades religiosas – como os Padres Palotinos, os Diocesanos de Paranaguá, os Missionários Servos dos Pobres, os Padres Ressurrecionistas, a Eparquia Ucraniana, a Congregação São João Batista Precursor – o Curso de Filosofia gradualmente abriu suas portas também para seminaristas e religiosos de outras instituições.

Após anos de ensino, de experiência e de pesquisas realizadas na área da filosofia, o Curso elaborou um Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e um Projeto Pedagógico de Curso (PPC), solicitando junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) o credenciamento da instituição e a autorização de um Curso de Licenciatura em Filosofia. Para a elaboração dos projetos, contou-se com a colaboração de toda a comunidade acadêmica.

Após a tramitação dos projetos junto aos órgãos competentes do MEC, a Faculdade São Basílio Magno foi credenciada pela Portaria n. 345, de 06 de abril de 2011, e publicada no DOU em 07 de abril de 2011. Quanto ao Curso de Licenciatura em Filosofia, ele foi autorizado pela Portaria nº 799, de 14 de abril de 2011, e publicada no DOU em 15 de abril de 2011. Posteriormente, no dia 14 de abril de 2015, através da portaria nº 298, ordem nº 4, o Curso de Licenciatura em Filosofia foi reconhecido.

A partir de então, uma vez que o curso se tornou aberto a todos estudantes de filosofia, o número de nossos estudantes tem aumentado num clima de pesquisa, de aprofundamento intelectual e colaboração mútua.

Para mais informações visite: www.fasbam.edu.br