Matinas com leitura dos 12 Evangelhos

Na quinta-feira santa é realizada a celebração das Matinas com a leitura dos 12 Evangelhos, geralmente celebrada na quinta-feira a noite.

Esta celebração, no livro Великопосні відправи, que é o livro com as celebrações da Grande Quaresma e da Páscoa, editado pela Gráfica Prudentópolis (clique aqui para ver o contato da gráfica), está nas páginas 39 a 40.

Esta celebração tem uma melodia especial para aleluia e tropário que, no livro mencionado acima, está nas páginas 39 e 40. É o tropário Коли славні учні. Para fazer download desta melodia didática clique aqui.

Autor: Ir. Jonas Chupel, OSBM (ele gravou e mixou em várias vozes).

Vésperas com Exposição do Santo Sudário

Na Sexta-feira Santa é realizada a celebração das Vésperas com Exposição do Santo Sudário, em ucraniano Вечірня з виставленням плащаниці, geralmente celebrada na sexta-feira de manhã.

No livro Великопосні відправи, que é o livro com as celebrações da Grande Quaresma e da Páscoa, editado pela Gráfica Prudentópolis (clique aqui para ver o contato da gráfica), esta celebração está nas páginas 56 a 75.

Para baixar (fazer download) do CD didático desta celebração clique aqui

Autor: Seminaristas do Seminário Maior São Basílio Magno (Batel), ano 2007.

Matinas de Jerusalém

As Matinas de Jerusalém, em ucraniano Єрусалимська Утреня, são celebradas na Sexta-feira Santa à tarde, ao anoitecer (após o nascimento da primeira estrela).

No livro Великопосні відправи, que é o livro com as celebrações da Grande Quaresma e da Páscoa, editado pela Gráfica Prudentópolis (clique aqui para ver o contato da gráfica), esta celebração está nas páginas 76 a 102.

Para fazer download do CD didático desta celebração:  clique aqui.

Autor: Seminaristas do Seminário Maior São Basílio Magno (Batel), ano 2007.

Matinas da Ressureição

As Matinas da Ressurreição, em ucraniano Пасхальна Утреня, são celebradas antes da Divina Liturgia no dia da Páscoa, geralmente no sábado à noite.

No livro Великопосні відправи, que é o livro com as celebrações da Grande Quaresma e da Páscoa, editado pela Gráfica Prudentópolis (clique aqui para ver o contato da gráfica), esta celebração está nas páginas 104 a 126.

Para fazer download do CD didático desta celebração clique aqui.

Autor: Seminaristas do Seminário Maior São Basílio Magno (Batel), ano 2007.