Ordem de São Basílio Magno – na Igreja e para Igreja

Foi com essas palavras que o Pe. Antônio Royk Sobrinho, Superior Provincial, iniciou sua homilia no último dia 30, em Ivaí, onde, na Divina Liturgia em honra aos Três Hierarcas da Igreja: São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno e São João Crisóstomo, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos dos irmãos Leomar Bucouski e Marcos Chmilouski, dos Primeiros Votos Temporários dos irmãos André Afonso Mengasso e Edilson Julio Homenchuk e a Vestição do Hábito Monástico do noviço Leonardo Kratcouski na Ordem de São Basílio Magno.

Os irmãos Leomar e Marcos realizaram o coroamento da sua caminhada vocacional. Isso significa que eles optaram por seguir a Cristo radicalmente, vivendo os votos de pobreza, castidade e obediência durante toda a vida – até os seus últimos suspiros. Os irmãos André e Edilson optaram por experimentar essa vivência presente nos Evangelhos pelo período de doze meses, enquanto que o noviço Leonardo, ao se tornar noviço, se preparará para realizar os primeiros votos no próximo ano.

A consagração a Deus dos nossos irmãos reforça ainda mais a nossa campanha vocacional deste ano: Ser Basiliano é Bom Demais; e que possui como lema: “Como é bom, como é agradável todos juntos, vivendo como irmãos” (Salmo 133). Quem esteve presente pôde perceber como os padres e irmãos dão continuidade ao ideal de São Basílio vivendo o “ser comunidade” na Igreja e para a Igreja.

A solene celebração contou também com a presença de Dom Meron Mazur, OSBM, Bispo Eparca da Eparquia Imaculada Conceição de Prudentópolis, que em sua fala destacou a importância dos irmãos basilianos levarem a luz de Cristo para o mundo; do Pe. Mário Marinhuk, Superior do Mosteiro São Basílio Magno de Curitiba, do Pe. Sérgio Baran Ivankio, Superior do Mosteiro e Noviciado Assunção de Nossa Senhora de Ivaí, do Pe. Domingos Miguel Starepravo, Mestre de Noviços, demais padres da Ordem de São Basílio Magno, das Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmãs de São José, Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, dos familiares e amigos.

Louvamos e agradecemos a Deus pelas vocações concedidas à Ordem Basiliana e, nela, para a Igreja. Rezamos e Deus e convidamos as comunidades para rezarem conosco por novas vocações, cumprindo o mandado de Jesus: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe” (Mt, 9,37-38).

Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM

 

 

Fotos: Fabiana Mélani Tremba

Para download de todas as fotos tirados no evento: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *