Celebração do Jubileu de Prata da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Irati – PR

No dia 27 de novembro de 2016, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, de rito católico-ucraniano, na cidade de Irati, PR, celebrou os 25 anos de sua existência.

As festividades iniciaram-se no sábado às 19h, com a Divina Liturgia celebrada em português, presidida pelo Eparca, Dom Meron Mazur, OSBM e concelebrada pelo pároco, Pe. Paulo Markiv, OSBM, e pelo Superior Provincial, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM. Após a celebração, teve lugar uma procissão e a bênção apostólica.

No domingo, a partir das 9,30h, houve a recepção ao Eparca, Dom Meron, por parte do Presidente da Comissão, sr. Estanislau Gura e esposa e pelo pároco, Pe. Paulo Markiv, OSBM. Já dentro da igreja, o pároco saudou os sacerdotes, religiosos e religiosas, consagradas, seminaristas, autoridades e o grande número de fiéis da comunidade iratiense e também visitantes. A Divina Liturgia Pontifical foi presidida por Dom Meron e concelebrada pelos padres Antônio Royk Sobrinho, OSBM, (Superior Provincial), Paulo Markiv, OSBM, (pároco), Eufrém Krefer, OSBM, Arcênio Krefer, OSBM, e pelos dois padres canadenses que estiveram em visita ao Brasil, Gabriel Haber, OSBM, (Superior Provincial) e Zacharia Shwaluk, OSBM, e pelo diácono Elton Estefano Wonsik, OSBM. Alguns irmãos e seminaristas basilianos fizeram-se presentes e colaboraram no serviço litúrgico. A presença do coral da Paróquia São Josafat de Prudentópolis elevou os corações a Deus com os belos cantos, sob a regência da Ir. Celina Sloboda, SMI.

Durante as celebrações, muitos fiéis participaram do Sacramento da Confissão e todos tiveram a oportunidade de receber a indulgência plenária, tanto no sábado como no domingo.

Após a celebração foi servido um saboroso almoço pela comunidade paroquial.

Às 15,30h, o grupo folclórico Ivan Kupalo, que participou da recepção e da celebração da Divina Liturgia, fechou as festividades com lindas coreografias e danças.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria foi instituída por Dom Efraim Krevey, OSBM, no ano de 1991, tendo as seguintes comunidades a ela pertencentes: Gonçalves Júnior, Linha “B” de Gonçalves Júnior, Cerro da Ponte Alta, Pinhal Preto, Itapará, Água Mineral, Inácio Martins, Escola de Água Clara e Rebouças. O primeiro pároco foi o Pe. Vito Slobojian, OSBM. Foram também párocos os padres Luís Slobojian, OSBM (duas vezes), Geraldo Daciuk, OSBM, Melécio Krauczuk, OSBM, Eufrém Krefer, OSBM. Atualmente o  pároco é o Pe. Paulo Markiv, OSBM, tendo como vigários os padres Luís Slobojian, OSBM, e Roberto Lucavei, OSBM.

A Província Basiliana saúda toda a comunidade paroquial e agradece pelo apoio que sempre tem dado aos padres e pela constante colaboração para a formação dos seminaristas basilianos. Sincera gratidão também a todos os padres que trabalham e trabalharam nessa paróquia, cumprindo com fidelidade a missão basiliana.

foto-irati25anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *