Bênção e Inauguração da nova Igreja São Nicolau em Segunda Linha Marcondes

No dia 04 de dezembro de 2016 foi abençoada e inaugurada a nova igreja, dedicada ao padroeiro São Nicolau, na comunidade de Segunda Linha Marcondes, no município de Prudentópolis, Paraná.

Com muito empenho e perseverança, a comunidade local, assistida e apoiada pelo Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM, adquiriu o terreno que foi abençoado pelo então Eparca, de saudosa memória, Dom Efraim Basílio Krevei, OSBM. Anos depois, Dom Volodemer Koubetch, OSBM, atual Arcebispo Metropolita, abençoou a pedra fundamental da construção e, no dia 04 de dezembro deste ano, o Eparca Dom Meron Mazur, OSBM, abençoou a nova igreja, diga-se, muito bonita, fruto dos esforços de uma comunidade muito viva e atuante.

Precedida por uma bela recepção ao Eparca apresentada através de cantos das crianças, sob a direção da Ir. Efigênia Gaudeda, SMI, a Divina Liturgia, presidida por Dom Meron, foi concelebrada pelos seguintes padres basilianos: Tarcísio Zaluski, vigário local, Antônio Royk Sobrinho, superior provincial, Bonifácio Zaluski, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Pitanga, Teófilo Michalichen, Diretor do Colégio São José, Deonísio Bobalo, vigário das comunidades vizinhas de Tijuco Preto e Ponta Nova, e pelo diácono Elton Estefano Wonsik, OSBM. Cantada pelo coral da Paróquia Nossa Senhora da Glória e com a participação de várias religiosas da Congregação da Imaculada Virgem Maria e consagradas do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus e muitos fiéis da própria comunidade e de várias comunidades vizinhas e distantes.

O Eparca destacou a importância do templo, acentuando a beleza da paróquia viva, da participação, da oração comunitária e a necessidade de preservar o rito ucraniano e a comunhão com a comunidade latina. Destacou a importância do trabalho dos padres basilianos na comunidade e agradeceu ao Pe. Tarcísio e à comunidade da Segunda Linha pelo empenho na pastoral e na construção do novo templo. A comunidade local manifestou profunda gratidão ao Pe. Tarcísio pela sua constante presença, apoio e ação.

Após a celebração houve a festa popular, com almoço, bingo, leilão e animadas músicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *