Faleceu o Pe. Atanásio Antonio Kupicki, OSBM

Faleceu o Pe. Atanásio Antonio Kupicki, OSBM

Упокоївся в Господі О. Атаназій Антоній Купіцький, ЧСВВ

Зі святими упокой, Христе, душу слуги Твого!

 

Sabemos que somos finitos neste plano material e quando a separação chega à nossa porta a natureza humana sente, chora e se entristece. O que conforta o cristão é a fé na ressurreição e na vida eterna. Quando todos estivermos na eternidade não teremos necessidade de preocupar-se em perder alguém novamente, lá a morte não mais existirá. О dia 20 de março de 2021 deixou a Ordem de São Basílio Magno, de modo especial a Província de São José no Brasil, um pouco mais cinzenta mas também agradecida pelo dom da vida, pela fiel e zelosa dedicação do Pe. Atanásio Kupicki, OSBM que o Senhor chamou para a eternidade. Sem dúvidas, o Criador encontrou este humilde servo dizendo: “Vinde bendito para o reino que a ti está preparado desde a eternidade”. Foram 89 anos de vida conscientes da missão de religioso e sacerdote. Trabalhou por duas vezes como mestre de noviços e, com a queda do comunismo na Ucrânia, trabalhou também lá no noviciado, em Krékhiv. Celebrou seus 25 anos de sacerdócio com os colegas de formação: Demétrio Zappe, Paulo Kraiczyi, Tarás Olijnek e Valdomiro Burko.  No jubileu de ouro alguns de seus amigos e confrades já o haviam antecedido no céu. Essa celebração memorável aconteceu com os padres: Demétrio Zappe e Paulo Kraiczyi. Pe. Atanásio ainda continuou desempenhando a missão por mais duas décadas, desta geração foi o último a nos deixar. Quem conviveu com o Pe. Atanásio sabe o quanto ele prezava pelos cumprimentos dos deveres religiosos e virtudes cristãs, algo que por ele era aperfeiçoado diariamente. Sempre sorridente e com bons conselhos, escutava todos que vinham à sua procura para receberem algum conforto – sabia ser pai. Homem eucarístico e mariano, o terço foi o objeto que mais estava em suas mãos, às vezes voltando tarde dos compromissos dizia aos irmãos: “я ще вервицю нині не молився” (hoje ainda não rezei terço). Além de tantas virtudes espirituais, Pe. Atanásio possuía grande conhecimento intelectual: notícias televisivas, jornais e revistas eram companheiros nas horas de descanso.  Relógio quebrado, rádio que não funciona, problema na rede elétrica?! Sem problemas, só chamar o Pe. Atanásio!  Sempre dava seu jeito e tudo voltava à normalidade. Soube compartilhar os dons que Deus a ele ofereceu para o bem da Comunidade Basiliana e da Igreja. Um grande legado foi deixado a todos os membros da Ordem de São Basílio Magno pelo Pe. Atanásio. Que seu bom exemplo de vida possa nos ensinar a caminhar na fé e na simplicidade para que um dia possamos com ele estar na glória de Deus. Com a notícia de sua passagem muitos foram os que deixaram palavras de conforto e esperança, inclusive vindas da Ucrânia.

Богдан Дмитрів

Хресну дорогу, укладену отцем, моляться у багатьох парафіях…

 

David Taras Kozyn

Вічний упокій великому василіянинові!

В Україні дуже поширеною є “Хресна дорога” яку уклав о. Атанасій.

 

Нехай Всемилостивий Господь упокоїть душу новопреставленого Ієромонаха Атаназія в оселях праведних. Царство Небесне і вічна пам’ять!

Pe. Estefano Wonsik, OSBM

 

Homenagem das Irmãs de São José às quais o Pe. Atanásio foi diretor espiritual desde 1994.

Em nome de todas as irmãs da Congregação São José no Brasil, queremos prestar os nossos sentimentos aos Padres da Ordem de São Basílio Magno, e ao mesmo tempo somos gratas a todos por termos convivido com este grande sacerdote que foi. Padre Atanásio trabalhou conosco desde fevereiro do ano de 1994 como diretor espiritual e mestre do noviciado. Durante este período acompanhou na formação de várias noviças. Com seu jeito simples de ser, homem de oração, espírito jovem, buscando sempre ensinar para o bem, nos deixou muitas lembranças e boas obras, sendo sempre um exemplo de coragem, nos orientando na fé, instruindo na nossa caminhada vocacional, de oração, vivência e perseverança, verdadeiro pai espiritual. Com seu coração bondoso sempre pronto a escutar as pessoas que procuravam ajuda, ultimamente mesmo com suas limitações nunca deixou as irmãs desamparadas espiritualmente. Nossa gratidão a Deus pela vida, pela vocação e pessoa que foi o padre Atanásio, e pelos seus ensinamentos deixados. Sabemos que a morte não é o fim, e sim uma passagem, certamente está junto de Deus.

Continue olhando por nós como sempre o fez em vida. Descanse em paz.

Вічная пам’ять!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *