Diácono Leomar Bucouski, OSBM, é ordenado sacerdote

No último dia 10 de novembro, o Diácono Leomar Bucouski, OSBM foi ordenado sacerdote pela imposição de mãos de Dom Meron Mazur, OSBM na Igreja Matriz São Josafat de Prudentópolis/PR.

Após a recepção do senhor Bispo pelo pároco, Pe. Dionísio Horbus, OSBM e pela comunidade local, teve início a Divina Liturgia que foi cantada pelo Coral da Paróquia São Josafat, que é regido pela Ir. Celina Sloboda, SMI que propiciou um clima de profunda oração e contato com Deus. Em um de seus últimos atos como diácono, Leomar proclamou o Santo Evangelho (Jo 10,9-16), que nos lembra o grande ideal de São Josafat: que todos sejam um.

Durante a homilia, Dom Meron destacou a resposta generosa que o Diác. Leomar deu a Deus que ama, olha nos olhos, escolhe e consagra. Esta resposta é fruto das orações da família, do povo, da educação cristã recebida no seio da própria família e no trabalho formativo da Igreja através dos Padres Basilianos. Além disso, Dom Meron refletiu sobre a vida de São Josafat e exortou os fiéis dizendo que toda vocação nasce diante de Cristo crucificado e que também a família é a base de todas as vocações.

Após a Grande Procissão, o Diác. Leomar foi conduzido até o Santo Altar pelo Superior Provincial da Ordem de São Basílio Magno, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM. Em sinal de humildade e temor a Deus, ele fez três inclinações até o chão, pedindo, assim, através do Superior Provincial, que o senhor Bispo o recebesse para o presbiterado. Após cumprimentar o senhor Bispo, ele beijou os quatro cantos do altar em sinal de sua entrega total ao serviço de Cristo e de sua Igreja enquanto o coral entoava oração da alegria de Isaías ao receber a promessa segundo a qual uma Virgem esposa teria um filho, que também é um elogio aos mártires vencedores durante as provações e uma glorificação a Cristo força dos apóstolos e alegria dos mártires.

Em seguida, ele proferiu a Profissão de Fé e seu juramento, prometendo fidelidade a Deus, à Igreja, obediência ao Papa e aos bispos; e comprometendo-se fielmente na missão sacerdotal de ensinar, santificar e guiar o povo de Deus no caminho da perfeição cristã todos os dias de sua vida. Após, o Diác. Leomar colocou suas mãos sobre o altar, em forma de cruz, reclinando sobre elas a sua cabeça. O senhor Bispo impôs o omofório e as mãos sobre o diácono proferindo a oração consecratória, tornando o Diác. Leomar sacerdote para sempre. Em seguida, Dom Meron entoou uma oração invocando os dons do Espírito Santo, para que o Pe. Leomar pudesse com muita dignidade, exercer a função de anunciar a Palavra de Deus, celebrar os Sacramentos e zelar pelo bem dos fiéis. Por fim, aconteceu o rito da vestição, no qual o Pe. Leomar recebeu os paramentos sacerdotais e passou a concelebrar a Divina Liturgia.

Toda a Ordem de São Basílio Magno se alegra pelo dom da vida do Pe. Leomar e louva a Deus pela sua vocação. Que a espiritualidade de São Basílio Magno e o testemunho de São Josafat sejam os grandes exemplos na vida do Pe. Leomar.

No dia 17 de novembro de 2019 Pe. Leomar celebrou sua primeira Divina Liturgia na sua comunidade nata, em Nova Galícia, Prudentópolis – PR.

Marco Antônio Pensak, OSBM

Fotos: Fabiana Tremba  da Ordenação sacerdotal e Felipe Zahrebelnei da primeira Divina Liturgia em Nova Galícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *