Descansou no Senhor o Pe. Eleutério Nestor Dmetriv, OSBM

“Bendito é о caminho pelo qual hoje entrarás, pois a ti foi preparado um lugar de descanso” (Ofício de exéquias monásticas).

Somos acostumados com nossas tarefas diárias, rezamos, comemos, dormimos, bebemos, estudamos, enfim. Para muitos parece que a vida é sempre assim, mas não o é. Um dia o Senhor convoca, bate à porta e diz: “Vem!”. Assim a irmã morte, como disse São Francisco de Assis, veio mais uma vez ao encontro de um membro da Ordem de São Basílio Magno, Pe. Eleutério Nestor Dmetriv. Nossa fé nos faz penetrar também na beleza desse mistério: a morte. Para nós que cremos ela é o encontro definitivo com o Deus Criador. Padre Eleutério caminhou aqui na terra com Cristo, seguiu seus passos e quando seus olhos se fecharam para esta realidade e abriram-se para o eterno, para a glória, para um lugar de felicidade sem dor, preocupações e sofrimentos. Ele se destacou sempre em ajudar os que vinham à sua procura, sempre tinha bons conselhos, acalmava dores com suas massagens ou remédios naturais, suas mãos sempre estiveram estendidas às necessidades de quem sofre. Um dos deveres do sacerdote é  também o de sepultar os mortos e, sem dúvidas, essa tarefa padre Eleutério exerceu inúmeras vezes, mas sempre fazendo com que aqueles que sentiram a perda física dos seus entes queridos colocassem toda confiança, esperança no Senhor que espera aqueles que o amaram na terra. No dia 25 de junho de 2021, coirmãos, familiares, amigos, depositaram na sepultura o corpo físico de padre Eleutério, mas com a certeza de que ele encontrou aquilo que na vida sempre acreditou e buscou. Por isso, rendemos graças a Deus pela vida, vocação, serviços que este bom servo fez para a Ordem de São Basílio Magno e a Igreja. Podemos estar certos de que o Cristo acrescenta o  padre Eleutério à sua eterna companhia, porque muitos de nós vimos como este sacerdote era a Ele unido nessa realidade física.

Отець Елевтерій був ревним монахом, мав духа молитви і доброзичливості до кожної людини. Ніколи на його обличчі не було суму, завжди ділився посмішкою зі своїми ближніми. Насамперед дякуємо отцям з Ірасемського монастиря, які під час недуги і занепадання сил покійного отця, ревно, віддано і з любов’ю доглядали о. Елевтерія. Також дякуємо сестрам Служебницям з Понта Гроссі та семінаристам з Куритиби, які були біля нього до останніх годин його життя.

Pe. Estefano Wonsik, OSBM


Palavras do Superior Geral:

Reverendíssimo Superior Provincial,

Padres e Irmãos na Ordem,

Querida família,

Todos os Padres e Irmãos que formam a família basiliana, estão reunidos hoje em oração para dar o adeus terreno ao Reverendíssimo Pe. Eleutério Dmetriv, OSBM. Pe. Eleutério marcou positivamente a vida de muitos de nós, como seus estudantes, membros da Ordem, fiéis e a família.

Ao Deus da vida, cujos dias não conhecem o pôr do sol e cuja misericórdia é sem limites, sustentados pela fé, confortados pela esperança e unidos na caridade, hoje confiamos a alma do querido Pe. Eleutério, mantendo no coração a consciência de que a vida não é uma aventura sem volta, mas uma “corrida” com o coração dilatado de alegria em direção ao objetivo final de toda nossa existência: “ver Aquele que amamos aqui na terra” e desfrutar eternamente da alegria do Santo Paraíso.

Pe. Genésio Viomar, OSBM

Superior Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *