Comemoração de Jubileu de Ouro em Iracema

No dia 11 de fevereiro de 2018, em Iracema, na paróquia Sagrada Família, em Iracema, município de Itaiópolis, estado de Santa Catarina, foi celebrado o Jubileu de Ouro dos paroquianos Leonides Chupel e Elvira Dacechen Chupel, os quais dirigiram louvores a Deus em ação de graças pelos cinquenta anos de vida matrimonial.

Na introdução da Divina Liturgia, o Ir. Jonas S. Chupel mencionou: “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”. E é na mesma direção que Elvira e Leonides olharam e juntos constituíram uma família, cujo alicerce é Deus. Os dois uniram-se em matrimônio no dia 18 de fevereiro de 1968, na Igreja Sagrada Família, em Iracema.  O casal teve seus quatro filhos, frutos de uma vida marcada pelo amor, geraram Maria Lídia, Maria Inês, Maria Leonídia e um filho, Jonas Samuel Chupel, consagrado a Deus como irmão religioso na Ordem de São Basílio Magno. As filhas do casal deram a eles seis netos e já a neta Simone gerou uma bisneta, sendo eles uma alegria para o casal.

No mesmo dia, comemoraram seu jubileu de vida consagrada as irmãs de Elvira, Ir. Bernadete Dacechen, SMI 70 anos de vida religiosa e Ir. Teodósia Dachechen, SMI 50 anos de vida religiosa, ambas da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Também o padre Pedrinho Navochadla, OSBM comemorou seu jubileu de prata 25 anos de vida sacerdotal.

A Divina Liturgia de ação de graças, foi presidida pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur, OSBM e concelebrada pelos sacerdotes presentes, Provincial da Ordem de São Basílio Magno Antônio Royk Sobrinho, OSBM, Pe. Mauricio Popadiuk, OSBM, Pe. Mario Marinhuk, OSBM Pe. Pedrinho Navochadla, OSBM, o pároco Pe. Antonio Nazarko, OSBM e Pe. Marciano N. Pensak, OSBM. A celebração contou com a presença também das Irmãs Servas de Maria Imaculada, e dos familiares, amigos e paroquianos. A Divina Liturgia foi cantada pelos seminaristas do Seminário Maior de São Basílio Magno de Curitiba. Após a celebração os convidados foram recepcionados ao salão da paróquia, onde junto com a família, puderam homenagear o casal com uma pequena mensagem, feita pelos familiares e também o Padre Mario Dacechen, OSBM irmão de Elvira, que não pode estar presente, porém enviou suas felicitações dos Estados Unidos. Após os convidados saborearam um delicioso almoço.

O ouro é usado como sinal de pureza, valor, brilho, e mesmo com o passar do tempo, o ouro não perde suas características e continua reluzente. Assim foram dona Elvira e Leonides, há cinquenta anos atrás onde iniciaram uma vida juntos, a qual hoje temos o exemplo de companheirismo, simplicidade, honestidade, compreensão religiosidade… e com sabedoria os dois souberam driblar os momentos de tristeza, e sabem aproveitar os momentos felizes em sua vida conjugal. Em sua homilia Dom Meron Mazur disse: “toda família nasce do amor, e constrói sua casa sobre a rocha, e vocês construíram, rocha esta que é o próprio Jesus Cristo”.

A Província de São José, da Ordem de São Basílio Magno, pede a Deus muita saúde, paz, alegria, sucesso, realizações e muitas bênçãos aos jubilandos. Que Maria Santíssima possa os proteger e guia-los sempre no caminho da fé. Parabéns, felicidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *