Sé Apostólica e indulgência plenária por ocasião do Jubileu de São Josafat

A Sé Apostólica concedeu a indulgência plenária por ocasião do ano jubilar de 400 anos desde a morte do santo hieromártir Josafat.

Publicado em: osbm.info – dia 21.11.2022.

Por ocasião do ano jubilar, consagrado ao 400º aniversário da morte do hieromártir Josafat, pode-se alcançar a indulgência plenária, tomando parte na peregrinação a uma das igrejas da Ordem Basiliana de São Josafat.

Em base dos plenos poderes obtidos do Papa Francisco, a Penitenciaria Apostólica emitiu, no dia 16 de novembro de 2022, o decreto no qual vem especificado que no decorrer deste Ano Jubilar os religiosos basilianos e os fiéis que junto com eles irão participar nas celebrações, poderão alcançar a indulgência plenária.

O decreto da Penitenciaria Apostólica determina o tempo de duração do ano jubilar: de 25 de novembro de 2022 até 25 de novembro de 2023.

Para alcançar a indulgência plenária de penas temporais para si mesmo ou para um ente falecido, é preciso cumprir com as seguintes condições normais:

  • estar em graça santificante (para isso é necessário obter o perdão de todos os pecados no sacramento da Penitência);
  • participar da Divina Liturgia e receber a Santa Eucaristia;
  • rezar na intenção do Santo Padre.

Pode alcançar a indulgência por ocasião do Ano jubilar o cristão que:

  • visitar em peregrinação qualquer igreja da Ordem Basiliana de São Josafat, e lá:
  • participar piedosamente nas celebrações jubilares;
  • ou pelo menos durante certo tempo (em torno de meia-hora) dedicar o tempo para piedosa meditação.
  • rezar no final a Oração do Senhor “Pai nosso”, o Símbolo da Fé (Creio) e também orações à Santíssima Virgem Maria e a São José.

Os idosos, doentes e todos aqueles que por motivos graves não podem deixar sua casa, também podem alcançar a indulgência plena, se:

  • renunciam a todo o pecado com a intenção de cumprir, de imediato quando for possível, três condições normais (sobre as quais se trata acima);
  • se diante de qualquer santo ícone se unirem espiritualmente com as celebrações jubilares, oferecendo a Deus misericordioso suas orações, dores e padecimentos de sua vida.

Algumas orações à Santíssima Mãe de Deus e a São Josafat

Ave Maria, cheia de graça, Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Ou:

Em verdade é justo aclamar-Vos bem-aventurada, ós gloriosa e puríssima Mãe de Deus. Nós Vos enaltecemos, porque a Vossa honra excede à dos querubins e a Vossa glória é incomparavelmente maior que a dos serafins. Porque Vós, permanecendo imaculada, gerastes o Verbo e sois verdadeiramente a Mãe de Deus.

Ou:

Ó Virgem, Mãe de Deus, recorremos à Vossa bondade, não desprezeis as nossas preces nas aflições, mas livrai-nos das desventuras, ó única pura e bendita.

(Contáquio a São Josafat) Iluminado já na infância pela centelha que saíu do Cristo crucificado, na vida monástica te tornaste semelhante aos anjos e como bispo viveste na piedade, pregando corajosamente a unidade. Com o teu sangue derramado aplacaste os corações inflamados pela discórdia e de Cristo recebeste a coroa de glória. Lembra-te hoje de nós, que a ti clamamos: salve, inabalável esteio da união!

Ou:

Ó santo bispo e mártir de Cristo, Josafat, magnífico modelo de perfeição cristã e valoroso apóstolo da união das Igrejas! Por amor a Deus e à Igreja demonstraste todo o teu zelo e dedicação, derramaste voluntariamente o teu sangue e entregaste a tua vida. Nós te pedimos, ó santo padroeiro: intercede por nós e implora para nós a perseverança na fé e o zelo pela salvação dos homens.

Ó santo bispo e mártir Josafat, suplica a Deus para que todos os cristãos busquem a unidade de fé e se tornem filhos da única Igreja de Cristo, se enriqueçam de bênçãos temporais e eternas, e na unidade glorifiquem a Deus que te adornou com a incorruptível coroa de glória no reino celeste. A Ele pertence a glória e adoração, ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tradução do Decreto da Penitenciária Apostólica

Decreto

A Penitenciária Apostólica, para o incremento da piedade dos fiéis e garantia da salvação das almas, pelo poder das faculdades que de maneira especial concedeu a ela o Santo Padre em Cristo e o nosso Superior Francisco pela Providência Divina Papa, acolhendo o pedido recentemente encaminhado pelo Reverendíssimo Pe. Roberto Romão Lisseiko, Protoarquimandrita, Superior Geral da Ordem Basiliana de São Josafat, por ocasião das solenes celebrações em honra de São Josafat, que ocorrerão de 25 de novembro do ano 2022 até o dia 25 de novembro de 2023, piedosamente concede dos tesouros celestes da Igreja a indulgência plenária nas condições normais (sacramento da Confissão, santa Comunhão e oração na intenção dos Santo Padre) aos padres e a todos os fiéis movidos pelo verdadeiro espírito de penitência e amor; essa indulgência pode ser oferecida como auxílio às almas do purgatório, se os fiéis visitarem em forma de peregrinação qualquer igreja da Ordem Basiliana de São Josafat e nela participarem piedosamente nas celebrações jubilares ou pelo menos consagrarem determinada extensão de tempo a piedosas meditações e rezarem no final a Oração do Senhor, o Símbolo da Fé e também orações à Santíssima Virgem Maria e a São Josafat.

Os idosos, doentes e todos aqueles que por um motivo grave não podem deixar a sua casa, também podem alcançar a indulgência plenária sob a condição de renunciar a todo o pecado com a intenção de cumprir, quando apenas houver possibilidade, três simples condições, se diante de qualquer santo ícone unirem-se espiritualmente com as celebrações jubilares, oferecendo ao Deus misericordioso suas orações, dores e padecimentos de sua vida.

A fim de que, pois, esta oportunidade de receber a graça divina com o auxílio do poder das chaves da Igreja seja alcançada pela misericórdia pastoral, essa Penitenciaria encarecidamente pede para que os padres da Ordem Basiliana de São Josafat com prontidão e magnanimidade atendam ao santo sacramento da Penitência.

O decreto dado é válido somente para este evento. Não obstante a qualquer disposição contrária.

Dado em Roma, do edifício da Penitenciaria Apostólica, 16 de novembro de 2022.

Tradução: Pe. Soter Schiller, OSBM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *