Проща до відпустового місця в Ірасемі – 39ª Romaria em Iracema

В неділю 24 березня відбулася чисельна покутнича проща до відпустового місця в Ірасемі, однієї з найдавніших парафії української імміграції у Бразилії. Хресну дорогу очолив о. Теодор Ганиш, ЧСВВ з монастиря Св. Василія в Куритибі,  і Божественну Літургії очолив Митрополит Володимир Ковбич, ЧСВВ.

No domingo 24 de março, aconteceu a 39º Romaria Penitencial em Iracema – SC. Iracema é uma das mais antigas comunidades da imigração ucraniana no Brasil, nela e nos seus arredores existem mais de 700 famílias de descendentes de ucranianos que hoje já se encontram na quinta, sexta geração, mas que com orgulho guardam o legado trazido por seus ancestrais, principalmente a fé. Mesmo com o grande incêndio que em 1955 destruiu todo o mosteiro dos padres Basilianos, a igreja e o campanário, o povo com fé e força de vontade se reergueu. Prova disso está em todo o complexo construído pelo Pe. Pedro Baltzar, OSBM e complementado pelos párocos sucessores, que se tornou lugar de peregrinação a partir das Romarias Penitenciais iniciadas em 1980 pelo Pe. Marciano Pensak, OSBM. Este complexo, nos últimos anos, teve grandes melhorias feitas com o auxílio do Pe. Basílio Cembalista, OSBM, de saudosa memória (faleceu no dia 30 de novembro de 2018).

A comunidade da Igreja matriz Sagrada Família se empenha para todos os anos receber os inúmeros peregrinos vindos de toda a Metropolia Ucraniana no Brasil bem como das comunidades do rito latino, com o intuito de refletir os mistérios da paixão de Cristo, fazer uma boa confissão e participar da Sagrada Eucaristia, estando com a alma livre do pecado para bem celebrar a Ressureição de Nosso Senhor.

A celebração iniciou-se na Igreja, onde o bispo e os sacerdotes reunidos seguiram em procissão até a gruta, onde foi realizada a bênção da água. Este ano a via-sacra foi conduzida pelo Pe. Teodoro Hanicz, OSBM  e cantada pelos irmãos estudantes da Ordem de São Basílio Magno; a Divina Liturgia no Monte Claro (Ясна Гора), foi presidida por Sua Exc. Rev. Dom Volodemer Koubetch, OSBM e cantada pela comunidade ucraniana de Marcelino – São José dos Pinhais – PR.

Na parte da tarde, às 14h30m, na Igreja foi celebrado a novena ao Sagrado Coração de Jesus (Molében) e, ao final do mesmo, os fiéis receberam a bênção pela imposição de mãos dos sacerdotes presentes. Estima-se que se fizeram presentes no evento mais de 8 mil pessoas.

Por ocasião da romaria, o Pe. Marciano Pensak, OSBM lançou um livro intitulado “Religiosidade na Paróquia Sagrada Família”, que traz uma síntese da Paróquia Sagrada Família e de suas comunidades, da história da Romaria Penitencial e dados das vocações religiosas provenientes da paróquia.

Que a Sagrada Família interceda por todos os romeiros e romeiras, pela província Basiliana de São José no Brasil, e que Iracema possa ser a cada ano um espaço convidativo para o enriquecimento de nossas almas.

Pe. Estefano Wonsik, OSBM

Fotos: Ir. Jonas Chupel, OSBM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *