Jubileu 25 anos da Paróquia Assunção de Nossa Senhora em Guarapuava

No dia 19 de maio de 2019 as 9:00 horas da manha na igreja Assunção de Nossa Senhora iniciou-se a celebração Litúrgica por ocasião do Jubileu de Prata – 25 Anos de Fundação da paróquia Assunção de Nossa Senhora em Guarapuava.

Oficialmente nossa história se inicia em 31 de maio de 1930 com a Doação de uma quadra de terreno à Sociedade de São Basílio, O Grande, e posteriormente em 1931 com a organização de uma diretoria com o objetivo de formar uma comunidade ucraniana em Guarapuava.

Foram longos anos em busca de recursos, obras que ora avançavam, ora paravam, e foram principalmente muitas pessoas que não mediram esforços e se doaram na construção deste templo. Cada detalhe foi pensado, organizado, trabalhado. Mas, muito mais que a um templo físico durante todos esses anos também cresceu a fé do nosso povo. Afinal de contas o objetivo de se construir uma Igreja e para que nela as pessoas possam expressar sua fé.

Essa fé que acompanha o povo ucraniano onde quer que vá fez com que esse templo crescesse, física e espiritualmente. Ao mesmo tempo em que eram colocadas portas, janelas, lustres, altares, cúpulas, também eram realizadas missas, catequese, reuniões de Apostolado da Oração, encontros, missões, Fundação do Colégio…

Terminada a Construção, foi realizada a Consagração da Igreja (15 de Agosto de 1982). Responsável pela edificação do templo foi o Padre Vito Slobjan e a igreja foi abençoada solenemente pelo + Bispo Dom Efraim Krevey, OSBM.  Depois da edificação do templo vieram mais melhorias, mais construções e também mais encontros, palestras, missões, tudo isso com o acompanhamento dos Padres Basilianos, das Irmãs Servas de Maria Imaculada, dos Bispos: Dom Efraim Krevey, OSBM, Dom Volodymyr Koubetch, OSBM e Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur, OSBM, nosso atual Eparca.

Até que 15 de maio de 1994 deu-se a fundação da Paróquia Assunção de Nossa Senhora. E com a paróquia a construção da Casa Paroquial e a presença dos padres em tempo integral para atender as comunidades. Fazem parte da Paróquia as Comunidades rurais vizinhas: Nossa Senhora de Fátima em Faxinal da Boa Vista, Nossa Senhora do Patrocínio em Guairacá, Cristo Rei em Banhado Vermelho, São Pedro e São Paulo em São Francisco, São Pedro e São Paulo em Rio das Pedras e das comunidades urbanas; São Nicolau em Madeirite – Guarapuava e Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em Turvo.

No dia 19 de maio de 2019, na presença de Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur, OSBM e do Reverendíssimo Padre Provincial Antonio Royk Sobrinho, OSBM, e Padre Roberto Lucavei, OSBM, Pároco da Paróquia Assunção de Nossa Senhora, e dos Reverendíssimos Padres presentes: Padre Mario Presasniuk,  Padre Moacyr Leschuk, Padre Bonifacio Zaluski, Padre Jovino Ferentz, Padre Mario Ciupa, Padre Teofilo Michalichen, Padre Tedoro Haliski, Padre Valmor Szeremeta, e do Diacono Leomar Kabukoski; e acompanhada de representantes de vários grupos de pastorais da paróquia, deu-se inicio a uma procissão saindo da residência dos padres até a igreja. Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur foi recepcionado pelo Presidente da igreja, Senhor Alexandro Siqueira Ribeiro e de sua esposa Senhora Ezabel Szeuczuk. O Presidente o recebeu com palavras calorosas de boas vindas e representantes do MEJ ofereceram o Pão e Sal e também uma lembrancinha.

Após a recepção os cantores da paróquia cantaram o hino de entrada e o Bispo juntamente com 0s Padres iniciou a cerimônia do Ikonostase que foi recém instalado na igreja. Após a cerimônia da Benção do Ikonostase deu-se inicio a celebração solene da Divina Liturgia presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur e do Diácono Leomar Kabukoski e concelebrada pelos Padres presentes. Os cantores da Paróquia Assunção, sob a direção do Senhor Basílio Martin, cantaram maravilhosamente a Divina Liturgia a qual tornou-se uma celebração muito agradável e transformou o ambiente da igreja num clima de profunda oração e adoração.

Após a Divina Liturgia os convidados de honra: Reverendíssima Irmã Provincial das Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmã Rosália Parastchuk, Catequistas Senhora Lidia Schinkovicz e Natalia Borsuk, o Senhor Vitório Serotiuk, Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, e também os representantes civis da cidade de Guarapuava o Senhor Nivaldo Passos Kruger, Ex-Prefeito e o Senhor João Carlos Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, receberam as boas vindas e reconhecimento pela sua presença na celebração. Os apoiadores e patrocinadores do Ikonostase e do evento também receberam os devidos reconhecimentos e agradecimentos.

Terminada a celebração da Divina Liturgia, todos foram convidados para o Almoço Festivo que foi organizado no Salão da igreja. O grupo musical “Pivdni’\ Mri’\” deu inicio a solenidade no salão apresentando um rico repertoria de musicas populares ucranianas; assim foram cantando durante o almoço e até o final da programação.  As 12:00 do meio dia os convidados foram convidados a sentar-se e ao meio-dia deu-se inicio a programação festiva. O Senhor Sergio Niemes, Vereador de Guarapuava, fez a apresentação e condução da programação do almoço. Os hospedes foram apresentados e foram proferidas palavras de congratulações e parabéns por Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur, Padre Provincial Antonio Royk Sobrinho e pelo Pároco Padre Roberto Lucavei. Após os discursos Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur abençoou os alimentos e a todos presentes e o almoço foi servido as 12:30. O almoço foi preparado e servido pela Casa Vecchia sob a chefia do Chefe Kiko DellaVechia. O cardápio do almoço era realmente de uma cerimônia nobre e todos saíram saciados e satisfeitos. Nota-se que o ambiente da solenidade também estava leve e também muito agradável, todos tiveram a oportunidade de fazer uma bela confraternização. Por volta das 14:00 horas o Padre Pároco, Roberto Lucavei, recebeu em nome da comunidade uma placa de reconhecimento publico pela sua condução e trabalho na Paróquia. O Padre Jovino Ferentz recebeu uma lembrança também pelos seus longos anos de atividade na paróquia; primeiro como sendo o primeiro pároco da paróquia e também por seus muitos anos de trabalho pastoral aqui na paróquia e comunidades. Durante a cerimônia foram lembrados os Padres vivos e falecidos e também as Irmãs Servas de Maria Imaculada que sempre acompanharam o trabalho pastoral na catequese e nas escolas da comunidade. Foram lembrados que os Padres: Jovino Ferentz, Moacyr Leschuk, Bonifacio Zaluski, Mario Ciupa, Mario Presasniuk, + Vidal Klemchuk e + Doroteo Krefer foram os Párocos durante os 25 anos da vida da paróquia. O bolo comemorativo preparado pelas Senhoras da Paróquia foi apresentado e servido; neste momento foram cantados os parabéns e muitas felicitações de autoridades civis foram dirigidas em seus discursos primeiro pelo Senhor Nivaldo Passos Kruger, Ex-Prefeito e o Senhor João Carlos Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava. Por volta das 15:00 horas a celebração teve termino e os convidados foram retirando-se levando consigo a felicidade de ter participado de um evento tão significativo na vida da paróquia.

Foi um dia abençoado com uma temperatura amena, propicia para celebrações e todo o ambiente em modo geral refletia a serenidade de dever cumprido e muita esperança que dias de realizações seguirão.

E assim estamos caminhando nesses 25 anos de Paróquia, mantendo tanto a estrutura física, quanto fortalecendo a nossa cultura e a nossa fé, pois a Igreja é constituída de pessoas.

Parabéns a cós paroquianos e toda a comunidade ucraniana guarapuavana; são as pessoas que queremos lembrar hoje, as pessoas que dedicaram suas vidas a essa Igreja. As que contribuíram através das doações e as que contribuíram através das orações, pois foi por intermédio dessas pessoas que chegamos a este momento. Escrevemos uma linda história e hoje é apenas mais um capítulo dela. Nossa história não acaba aqui… Temos Fe e confiança que Deus nos continuara abençoando e Nossa Senhora Assunção estará sempre nos protegendo.

Datas marcantes:

  • 15 de Agosto de 1961 – Lançamento da Pedra fundamental da Igreja
  • 04 de junho de 1972 – Visita do Bispo D. Efraim e Consagração do Colégio das Irmãs.
  • 15 de agosto de 1982– Consagração da Igreja.
  • 15 de maio de 1994 – Fundação da Paróquia.
  • 19 de maio de 2019 – Jubileu, 25 Anos da Fundação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *