Abertura do Jubileu dos 400 anos da Ordem Basiliana e dos 120 anos de presença Basiliana no Brasil

O dia 12 de novembro de 2016 foi uma data histórica importante para os padres e irmãos basilianos do Brasil. Reunidos na Matriz São Josafat, na cidade de Prudentópolis – PR. Os padres, irmãos, noviços e postulantes basilianos, acompanhados por Sua Excelência Dom Meron Mazur, OSBM, Bispo da Eparquia Nossa Senhora imaculada Conceição de Prudentópolis, fizeram a peregrinação comunitária e a passagem pela Porta Santa e obtenção da indulgência plenária por ocasião do Ano Jubilar da Misericórdia. O evento foi marcado pela manifestação de profunda fé e cheio de emoção.

Já dentro da igreja, repleta de fiéis, o Provincial dos Padres Basilianos no Brasil, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM, saudou todos os presentes e radiouvintes, dizendo: “Para nós, Padres e Irmãos Basilianos, esta data reveste-se de especial importância: é nosso dia comunitário de peregrinação para a passagem pela porta Santa e obtenção da Indulgência Plenária por ocasião do Ano Jubilar da Misericórdia e festa do nosso mais importante irmão na Ordem: São Josafat.

Outrossim, com esta celebração da Divina Liturgia, abrimos o Ano Jubilar dos 400 anos da Ordem de São Basílio Magno e dos 120 anos de presença e missão dos Basilianos no Brasil.

No dia de hoje, pedimos perdão a Deus e a todos vocês, pelas nossas fraquezas, faltas e pecados no decorrer destes 120 anos de presença aqui no Brasil. Elevamos a Deus nossa ação de graças por tudo o que Ele fez para sua Igreja através da ação de cada basiliano. Trazemos na memória todos os basilianos já falecidos que aqui cumpriram a sua e nossa missão. Deus os tenha na sua glória. Também trazemos na memória todas as pessoas e comunidades que nos ajudaram e continuam nos ajudando a cumprir nossa missão”.

Ao referir-se aos padres e irmãos basilianos disse: “este Jubileu nos mostra que temos uma bela história para contar, mas também que temos ainda uma grande história a construir. Entremos neste Ano Jubilar com muita alegria. Seja ele para nós um tempo de profunda ação de graças a Deus, de perdão ao passado, de viver com maior coragem, fé e entusiasmo o compromisso que assumimos e tempo de profunda confiança na Providência Divina. Olhemos ao passado com gratidão. Vivamos o presente com paixão. Abracemos o futuro com esperança. Coloquemos este Ano Jubilar sob a proteção de Nossa Senhora, São Basílio e São Josafat”.

O Provincial concluiu seu pronunciamento dizendo: “Repasso a todos a saudação do nosso Superior Geral, Pe. Genésio Viomar, OSBM, e nosso muito obrigado a Dom Meron e a todos aqui presentes e radiouvintes, de modo especial também ao coral da Paróquia São Josafat, por rezarem conosco e por nós”.

Durante a Divina Liturgia Pontifical,  cantada pelo Coral, sob a regência da Irmã Celina Sloboda, SMI, em sua homilia, Dom Meron destacou o grande dom de Deus que a Ordem Basiliana é para a Igreja e para o mundo e, de modo especial aqui no Brasil, junto à comunidade ucraniana. Fez memória também dos pioneiros basilianos e dos sacrifícios pelos quais passaram a fim de dar assistência espiritual ao povo que emigrou da Ucrânia para o Brasil. Agradeceu profundamente a cada basiliano pelos serviços prestados à Igreja greco-católica no Brasil, pediu perdão por falhas que possam ter acontecido e incentivou os fiéis a rezarem pela Ordem Basiliana e colaborarem na sua missão.

Após celebração, ao som festivo dos sinos, houve a Procissão com o Santíssimo Sacramento e foi concedida a indulgência plenária a todos os participantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *