SEMINÁRIO MAIOR SÃO BASÍLIO MAGNO

O Seminário São Basílio, construído nos anos 1964-1969, foi destinado especificamente para ser a sede de estudos da Província. Em razão disso, recebeu também a denominação de “Studium OSBM”.

Desde os anos 1930, quando a missão basiliana no Brasil fez os primeiros empenhos para formar seus próprios membros, a sede para os estudos (filosofia e até teologia) era movida de casa em casa – Iracema, Prudentópolis, Ivaí, Curitiba – sustentando-se heroicamente, em condições bem precárias. Com a construção no bairro Batel, já havia espaço e estrutura bem mais favorável para a formação dos nossos seminaristas. Praticamente desde o início, o Curso de Filosofia no “Studium OSBM” atendeu também a alunos de diversas Congregações, além dos alunos da nossa Eparquia.

No “Studium OSBM” foi ministrado o Curso de Filosofia, inicialmente, por longos anos, como curso livre. Em 2011 o Curso foi autorizado pelo Ministério da Educação e, desde 2015, é reconhecido pelo mesmo Ministério. A escola passou, então, a denominar-se “Faculdade São Basílio Magno” (FASBAM), que, obviamente, é aberta a todas as clientelas (leia mais).

Os estudantes basilianos de Teologia residem no mosteiro e frequentam aulas em instituições na cidade. Os padres da casa atendem pastoralmente comunidades ucranianas em alguns bairros de Curitiba e de localidades vizinhas.[/vc_column_text][/vc_column]

[/vc_row]