Celebrações jubilares dos 400 anos da Ordem Basiliana de São Josafat (OSBM) e dos 120 anos da missão dos Padres Basilianos no Brasil

“Quero celebrar os benefícios do Senhor e seus gloriosos feitos, por tudo o que fez em nosso favor, e por sua grande bondade, com a qual nos cumulou na sua ternura e na riqueza de seu amor” (Is 63,7).

selo-comemorativo-osbm-com-frase

É com muita alegria que comunicamos aos leitores e aos fiéis sobre a abertura do Jubileu dos 400 anos da Ordem Basiliana de São Josafat e dos 120 anos de presença basiliana no Brasil. A abertura acontecerá na data de 12 de novembro de 2016, na igreja São Josafat, Prudentópolis, com a seguinte programação:

11/11/2016 – Celebração do Ofício Divino às 18 horas, na igreja São Josafat, em Prudentópolis – PR.

12/11/2016 – Celebração do Ofício Divino às 9 horas da manhã e da Divina Liturgia (Santa Missa) às 10 horas, na mesma igreja São Josafat em Prudentópolis.

Desde já, comunicamos também a programação jubilar no ano de 2017, nas seguintes datas:

18 de junho de 2017 – igreja Sagrado Coração de Jesus, em Ivaí – PR.

06 de agosto de 2017 – igreja Sagrada Família, em Iracema, Itaiópolis – SC.

17 de setembro de 2017 – igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Curitiba – PR.

Em outras igrejas (matrizes), atendidas pastoralmente pelos Padres Basilianos, o Jubileu será celebrado no dia da festa do(a) Padroeira(a).

A celebração jubilar mais solene acontecerá na conclusão do ano jubilar aos 11 e 12 de novembro de 2017, na igreja São Josafat, em Prudentópolis – PR. Nesta ocasião, será colocada também em destaque a passagem dos 150 anos da canonização pela Igreja Católica (Papa Pio IX em 1867) de São Josafat.

É muito importante e encorajador que o Papa Francisco abençoou as nossas celebrações jubilares e lembra para que nos preparemos com oração, organização, leitura e uma busca mais profunda de conhecimento da história da Ordem Basiliana de São Josafat e da Província São José dos Padres Basilianos no Brasil.

O motivo desta celebração jubilar é conhecer mais profundamente a nossa história e as obras, com os seus acertos e erros, para consequentemente dar continuidade à missão na certeza de que somos instrumentos nas mãos de Deus. É Deus na sua vontade que fez acontecer a história destes quatro séculos, mesmo com períodos conturbados que exigiram sacrifícios inimagináveis. O sangue daqueles mártires pelo testemunho dado é que irrigou as novas forças com bênçãos e um sentimento de que a missão continua na história, como é a vida. Elevemos os nossos pensamentos para que possamos conquistar a sabedoria necessária e sejamos merecedores de infinitas bênçãos divinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *